fbpx

Construir um MUNDO MELHOR por meio da PERMACULTURA


Quem é o IPOEMA?

A história do Ipoema – Instituto de Permacultura – começa em 1999, quando o engenheiro Florestal e mestre em sustentabilidade, na época estudante e militante-ativista, Cláudio Jacintho, começa suas experimentações em sustentabilidade socioambiental e inaugura o famoso Centro de Permacultura Asa Branca. Seis anos depois, em 2005, tendo cativado um grupo de jovens profissionais de várias áreas de atuação, funda uma associação sem fins lucrativos, para trabalhar por um mundo sustentável e uma vida em harmonia com a natureza.

Um pouco da bagagem do IPOEMA

Ao longo de 12 anos, já realizou 20 projetos socioambientais. São projetos nas áreas de educação para a sustentabilidade, cultivo agroflorestal, instalações de tecnologias sociais, bioconstruções, recuperação de áreas degradadas, sequestro de carbono, gestão e governança de organizações, eventos sustentáveis e mais. Alguns resultados concretos do que já fizemos são: 1 milhão de litros de água da chuva armazenados, 10.000 pessoas sensibilizadas e capacitadas, 60 tecnologias sociais implantadas, 50 edificações construídas e 350.000 mudas plantadas.

Artigos

O que é permacultura?

O que é permacultura?

Hoje em dia, uma “googleada” em “permacultura” te traz um monte de sites com textos e vídeos explicando o que é esse “troço”. Eu mesmo já a descrevi por diversas vezes e em diversas formas, desde minha dissertação de mestrado a oficinas com crianças, explicar a...

ler mais

Novidades

Sorteio | Workshop Comunic|AMOR

Sorteio | Workshop Comunic|AMOR

Descubra uma nova maneira de se comunicar que permite uma conexão profunda com si mesmo ao mesmo tempo que cuida das pessoas ao seu redor. Para você que quer aprimorar suas relações pessoais e profissionais, ter mais consciência de suas emoções e desenvolver uma...

ler mais
Sorteio

Sorteio

Aprenda a transformar sua vida para ser mais sustentável, econômica e conectada com a natureza, mesmo morando na cidade! Descubra soluções simples que todos podem adotar para terem uma vida mais ecológica no meio urbano! Cerca de 55% da população mundial vive nas...

ler mais
Curso de bioconstrução

Curso de bioconstrução

A palavra é diversidade! Neste feriadão (de 15 a 18 de junho de 2017) realizamos o curso de Bioconstrução no Centro de Referência Águas do Cerrado. A chácara Santa Rita, sede do Ipoema, foi ocupada por uma turma de entusiasmada e DIVERSA. A turma de 22 pessoas com...

ler mais

IPOEMA na Mídia

Nosso Time

Claudio CJ

Claudio CJ

Permacultor

O idealizador e fundador do Ipoema, é permacultor desde 1998, bioconstrutor e gestor de projetos, é Engenheiro florestal e mestre em sustentabilidade pela UnB, professor e palestrante com muita experiência prática!
Eduardo Rocha

Eduardo Rocha

Permacultor

Engenheiro Florestal, mestre em Desenvolvimento Sustentável, permacultor, professor de sistemas agroflorestais, e sócio fundador do IPOEMA.
Luiza Padoa

Luiza Padoa

Permacultor

Atualmente Diretora Geral do IPOEMA é permacultora, bióloga, mestre em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável pela Université de Montpellier, designer de informações, facilitadora de projetos Dragon Dreaming, estudante de Sociocracia, Comunicação Não-violenta e Jogos Cooperativos, praticante de Yoga e mãe da Lila!

Principais Projetos

Águas do Cerrado

2014-2016 | Patrocinado pela Petrobras, e em parceria com CAESB, Funatura, EMBRAPA, JBB, e Escola da Natureza, o projeto reflorestou áreas degradadas associadas a cursos d`água e promoveu o uso racional dos recursos hídricos em escolas públicas, implementando, replicando e difundindo tecnologias sociais de permacultura. Consolidou a consciência ambiental, estimulando o protagonismo de jovens e gerando trabalho e renda com serviços socioambientais. Ampliou-se o debate sobre as políticas públicas ligadas às tecnologias sociais. 170 mil mudas plantadas ( 90ha de áreas em recuperação), 6.400 pessoas foram sensibilizadas e 30 tecnologias sociais em escolas públicas.

São Bartolomeu Vivo

2010-2015 | Financiado pela Fundação Banco do Brasil e pelo BNDES o projeto é realizado em parceria com a Funatura, Rede Terra e IFB – Planaltina. Durante cinco anos, produziu 1 milhão de mudas nativas do Cerrado e recuperou 500 hectares de áreas degradadas ao longo do Rio São Bartolomeu. O Ipoema atuou como Centro de Recuperação Ambiental – CRA da região do médio Bartolomeu, produzindo, ao todo mais de 375.000 mudas e plantando mais de 250.000 árvores, beneficiando diretamente mais de 140 famílias de agricultores familiares. Além disso, o Ipoema executou as obras dos três CRA com técnicas de bioconstrução e ofereceu bolsas aos beneficiários em seus cursos.

Água Sustentável

2011 | Tecnologia Social “Água Sustentável: Gestão Doméstica de Recursos Hídricos” – O IPOEMA submeteu um projeto para a certificação pela Fundação Banco do Brasil, como Tecnologia social, a solução técnica que vem aplicando e desenvolvendo para o uso sustentável da água. Além de obter a certificação a tecnologia foi premiada e selecionada como finalista junto com outras 2 no tema Recursos Hídricos. A tecnologia apresenta uma solução de baixo custo, fácil replicação e eficiência para o abastecimento domiciliar de água potável e o tratamento ecológico de esgoto com o aproveitamento da água tratada.

Projeto Bacias

2010-2012 | Patrocinado pela AMBEV e realizado em parceria com o WWF-Brasil, o Projeto Bacias foi uma das principais iniciativas do Movimento CYAN e auxiliou na conservação e na recuperação de microbacias nas quais a AMBEV mantém suas 34 unidades produtivas de bebidas em território nacional. No Distrito Federal o IPOEMA atuou no Bacia do Córrego Crispim, situada no Gama onde durante quatro anos foram realizadas atividades de recuperação, conservação, gestão e conscientização sobre os recursos hídricos envolvendo 8.000 pessoas. Foram plantadas 5.700 mudas de espécies nativas, o que representa 150 m² de plantio agroflorestal, quase 1% de toda a Bacia do Crispim.

Festival Puro Ritmo

2007-2009 | O Ipoema foi pioneiro na realização de eventos e festivais com foco na sustentabilidade. Promoveu o Festival Puro Ritmo, ou Festival da Cultura Consciente, que teve a participação de cerca de 7.000 pessoas em suas três edições e cumpriu o objetivo de incentivar, fortalecer e ampliar ações e empreendimentos sustentáveis e redes para o consumo consciente, bem como realizar atividades de educação ambiental para cerca de 1.500 pessoas entre crianças, jovens, universitários, educadores e pesquisadores. Realizado por meio de convênio com o Ministério do Turismo, e patrocínios da Caixa Econômica Federal, SEBRAE-DF, WWF-Brasil, IESB e pelo FAC/DF.

Sustentabilidade no JBB

2009-2011 | O projeto de educação para sustentabilidade no Jardim Botânico de Brasília foi realizado durante 3 anos consecutivos por meio de convênio com a CAESB e em parceria com o Jardim Botânico de Brasília. Envolveu mais de 3.700 pessoas em cursos e oficinas de Permacultura e aulas de Educação para Sustentabilidade. O público beneficiário foi, em sua maioria, crianças e jovens das escolas públicas de São Sebastião/DF. Também foi implantada uma Unidade Demonstrativa de Permacultura de 1.200m2 no JBB que recebe em torno de 10.000 visitas por ano. Alguns resultados concretos do que já fizemos são: 1 milhão de litros de água da chuva armazenados, 10.000 pessoas sensibilizadas e capacitadas, 60 tecnologias sociais implantadas, 50 edificações construídas e 350.000 mudas plantadas.

Parque Asa Sul

parque asa sul2007-2010 | Projeto de Gestão Socioambiental e Permacultura criou um modelo de gestão participativa com base na Permacultura para a gestão de parques urbanos no DF. Localizado no Plano Piloto de Brasília, o parque possui enorme potencial de visitação turística, visibilidade e espaço para lazer educativo, aliando saúde e bem estar e à conservação ambiental. Foi instalada uma unidade Permacultural com uma edificação em terra crua, sistemas de aproveitamento e tratamento de águas e jardim produtivo. Foi executado por meio de convênio com o Governo Federal via Ministério da Ciência e Tecnologia – SECIS/MCT e endossado pelo IBRAM por meio do Programa Abrace um Parque.

Impactos positivos

Desde 2005 já fizemos muita coisa e geramos estes impactos positivos na sociedade:

Litros de Chuva Armazenados

Pessoas Capacitadas e Sensibilizadas

Árvores Nativas do Cerrado Plantadas

Tecnologias Sociais Implantadas

Com quem Trabalhamos

 
 

Nossos Serviços:

Educação

Muito se fala em deixar um mundo melhor para as gerações futuras, mas nós entendemos que só é possível se fazer um mundo novo, com uma nova cultura humana, assim dizemos que devemos trabalhar para deixar pessoas melhores para o mundo. Para tanto, o IPOEMA atua com a Educação para a Sustentabilidade, oferecendo mais de 15 tipos de cursos e oficinas transformadores que vão te fornecer as ferramentas para tornar a sua vida mais sustentável de fato! E temos também o programa de Turismo Ecopedagógico que te permitirá ver as soluções permaculturais aplicadas na prática em uma deliciosa aula ao ar livre, ideal para quem está começando essa jornada!

Recuperação Ambiental

Realizamos a recuperação de áreas degradadas por meio de sistemas agroflorestais e/ou plantio de mudas, sempre aliados aos princípios da permacultura e da agroecologia, promovendo diversos serviços socioambientais agregados como sequestro de carbono, produção de alimentos orgânicos, conservação do solo, da água e da biodiversidade, educação ambiental e ainda criando verdadeiras florestas!

Consultoria

Oferecemos consultorias, elaboramos e executamos projetos permaculturais para ajudar você a realizar seus sonhos seja construindo sua casa ecológica, plantando sua agrofloresta, instalando sistemas de ecossaneamento, captando e armazenando água de chuva, facilitando a criação de projetos colaborativos, ou seja realizando o design permacultural da sua área.

Projetos Ecossociais

Os projetos ecossociais são um meio pelo qual nós desenvolvemos e levamos todas as nossas atividades para locais e pessoas que não podem arcar com os custos. Para isso, nos valemos de financiamentos obtidos por meio de editais, prêmios, concursos, patrocínios ou nos agregando à ações de responsabilidade socioambientails de empresas. Em geral estas projetos ocorrem em escolas públicas, assentamentos rurais, ou áreas públicas abertas ao usufruto da sociedade em geral.

O que as pessoas falam de nós:

A Permacultura abriu novos horizontes, para novos projetos em minha vida. Me touxe consciência para viver de forma  mais natural e saudável. SOMOU MUITO, FEZ A DIFERENÇA, me deu muita ESPERANÇA de CONSTRUIR um futuro mais real, com mais qualidade também para outras pessoas. Sou muito grata por tudo que recebi.
ELIZABETH OLIVEIRA

Terapeuta

Promover ações que fazem a diferença na vida das pessoas é o que tem buscado o IPOEMA. Essa instituição formada por competentes profissionais, sonhadores, idealistas, que trazem junto sonhos e concretização de projeto que há décadas me inquietam a mente e o coração. São projetos que mais parecem um movimento em rede, com a vivência de novos valores, novas atitudes, de um novo olhar e agir sobre o planeta.
JOE VALLE

Produtor rural orgânico e deputado distrital

Oi Pessoal! Primeiramente, gostaria de agradecer pelos dias especiais que passamos juntos. O retorno a realidade ainda esta acontecendo, e o meu olhar mudou muito. Não sei ainda como aplicar todo o conhecimento aqui em São Paulo, mas em breve, quando eu aterrar, certamente terei mais compreensão. Beijos à todos,
ROGÉRIA SCHEUFFLER

Gestora Ambiental

O PDC vai muito além de um curso sobre permacultura. Na Chácara Asa Branca somos realmente inseridos no universo da permacultura e, a partir daí, nossa percepção de mundo e de como atuar nele se transforma. A permacultura veio como resposta à pergunta “O que eu vim fazer nesse planeta e como vou fazê-lo?”. Sou muito agradecida ao pessoal do IPOEMA e ao universo por ter me proporcionado esse encontro tão verdadeiro e que foi o início de uma longa jornada.
MARCELA MANARA

Bióloga

O curso é excelente, superou em muito minhas expectativas. Os professores são muito bem qualificados e transmitem muitíssimo bem o conteúdo proposto, mas além disso, trazem suas experiências de vida que inspiram muito mais, pois a grande maioria vive suas próprias lições. As atividades nos provocam reflexões altamente filosóficas, o que nos proporciona uma nova visão de mundo, uma perspectiva mais ampla… Um abraço a todos.
DENNIS GODOY

advogado

Recomendo o curso PDC a todos que querem mais saúde (física e mental) em suas vidas. E que também precisam mudar (se tiverem) uma cultura de consumismo desenfreado, desperdício de alimentos e destinação inadequada de resíduos sólidos gerados. Este curso reforçou meu sentimento de pertencimento ao planeta (somos um com ele). “”O que acontecer à Terra, acontecerá aos filhos da Terra”” (carta do chefe indígena Seattle ao presidente dos EUA, em 1850).
FABIO HENRIQUE

Bioarquiteto e técnico em meio ambiente

Aprender essas técnicas, para mim  era um sonho, apesar de conhecer  algumas, não sabia como fazer. Ler livros sobre os temas é muito diferente de “aprender a fazer fazendo”. A empatia entre todos foi palpável… Uma experiência incrível, aprendi muito em todos os sentidos, compartilhar e socializar o conhecimento é o que nos torna melhores. Esse curso foi, é, e será sempre um Presente do Céu. Juntos sei que construiremos um mundo melhor. Gracias
MARILDE VIANA

Agricultora

O curso superou minhas expectativas, talvez por ter sido o primeiro, com um grupo tão interessante, cheio de pessoas já bem envolvidas com agroflorestas. Foi muito bom. O curso de Sistemas Agroflorestais do IPOEMA é parte de um divisor de águas em minha vida, pois trouxe com embasamento teórico, mas de forma muito prática, todas as etapas e fases da constituição de um SAF. Observamos, preparamos o solo, plantamos, cuidamos, avaliamos os resultados… Gratidão, muita.
ÁUREO GASPAR

Administrador

Downloads

ebook permacultura

agua sustentavel

WordPress Image Lightbox