Flor da permacultura

A permacultura consiste no planejamento e execução de ocupações humanas sustentáveis, unindo práticas ancestrais aos modernos conhecimentos das áreas, principalmente, de ciências agrárias, engenharias, arquitetura e ciências sociais, todas abordadas sob a ótica da ecologia.

Segundo Bill Mollison, a Permacultura consiste na ‘elaboração, implantação e manutenção de ecossistemas produtivos que mantenham a diversidade, a resiliência, e a estabilidade dos ecossistemas naturais, promovendo energia, moradia e alimentação humana de forma harmoniosa com o ambiente’

(Bill Mollison, 1999)

A Permacultura é trabalhar com a natureza, e não contra ela. É olhar os sistemas em todas as suas funções ao invés de tirar apenas um fruto deles, e de permitir que os sistemas demonstrem sua própria evolução.

Segundo Rosemary Morrow, os principais aspectos da Permacultura podem ser resumidos assim:

  • É um sistema para a criação de comunidades humanas sustentáveis que integra design e ecologia.
  • É uma síntese do conhecimento tradicional e da ciência moderna, aplicável a situações urbanas ou rurais.
  • Toma os sistemas naturais como modelo e trabalha com a natureza para projetar ambientes sustentáveis que possam prover as necessidades humanas básicas, bem como as infraestruturas que as apóiam.
  • Estimula a nos tornamos parte consciente de soluções frente aos inúmeros problemas que enfrentamos local e globalmente.

A Permacultura foi criada nos anos 70 na Austrália, por Bill Mollison e David Holmgren. Desde lá, o termo evoluiu, recebeu diversas influências, e hoje abriga uma grande multidisciplinaridade.

Entenda um pouco mais, nessas entrevistas do professor Cláudio CJ, fundador do IPOEMA”


WordPress Image Lightbox
IPOEMA
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.