COMUNIC| AMOR

– um workshop de descoberta da Comunicação Não-Violenta –

comunicamor-quadrado2

Descubra uma nova maneira de se comunicar que permite uma conexão profunda com si mesmo ao mesmo tempo que cuida das pessoas ao seu redor. Para você que quer aprimorar suas relações pessoais e profissionais, ter mais consciência de suas emoções e desenvolver uma comunicação mais empática e amorosa.

Data: 21/10/2017
Horário: 8hs-12hs
Local: Escola Céu de Brasília
Endereço: QRSW 07 – Sudoeste – Brasília /DF

QUERO PARTICIPAR

A COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA

A Comunicação Não-Violenta proposta por Marshall Rosemberg, nos presenteia com diversas técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Através dela, re-aprendemos a falar e ouvir nos entregando de coração e ligando-nos à nós mesmos e aos outros de maneira tal, que permita que nossa compaixão natural floresça, esvaziando nossa mente para que possamos nos conectar profundamente.

pexels-photo-235478

No contexto mundial que vivemos, de desconexão da Natureza – das pessoas que nos cercam, e até de nós mesmo – a Comunicação Não-Violenta proporciona o desenvolvimento da habilidade de se reconectar com si próprio, com seus próprios sentimentos, e aprender à expressa-los no sentido da construção de um mundo melhor, e não da manipulação do outro. Faz parte da transformação do mundo que aprendamos a sentir a dor que estamos causando no Planeta e aos demais seres e pessoas para mudar nossas ações. Essa mudança começará por nossa linguagem e por nossos métodos de comunicação.

 

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESSE CURSO


DESCOBRIR UMA NOVA FORMA DE SE COMUNICAR

Enxergar o quanto a nossa comunicação diária tende a ser violenta com nós mesmos e com as pessoas que mais amamos ao utilizar julgamentos, comparações e rotulações desnecessárias é o primeiro passo para buscar uma forma mais empática e amorosa.


ENXERGAR AS SITUAÇÕES COM OUTRO OLHAR

Vamos aprender a observar situações do nosso cotidiano de maneira mais objetiva e menos envolvida, para enxergamos “a figura completa” e abrirmos espaço para novas compreensões. Como diz Krishnamurti “Observar sem avaliar é a forma mais elevada da inteligência humana”.


ENTENDER PORQUE AGE DE CERTAS FORMAS

As vezes nos arrependemos de reações espontâneas que temos, mas elas podem dizer muito sobre nós. Vamos entrar em contato com nós mesmos e tomar consciência de nossos sentimentos e necessidade afim de nos comunicarmos com maior sabedoria emocional.


CONSCIÊNCIA SOBRE O QUE REALMENTE IMPORTA

Após percorrer este caminho estaremos mais aptos a encontrar o que de fato precisamos para enriquecer nossas vidas, e seremos capazes de expressar pedidos genuínos aos outros (ou a nós mesmos). Com compaixão e sinceridade buscamos a felicidade de todos.

 

PORQUE APRENDER COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA?

a
a

 

QUERO PARTICIPAR

O CURSO

 

FACILITADORA

luiza

Luiza Padoa

Permacultora, bióloga e mestre em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável pela Université Montpellier II, Designer de Informações pela Mirá e facilitadora de projetos Dragon Dreaming. Praticante e multiplicadora de Sociocracia, Comunicação Não-Violenta e Yoga. Tem atuado no IPOEMA desde 2011 como Coordenadora de Cursos e atualmente é diretora geral e responsável pela gestão de metodologias colaborativas do Instituto. Desde 2015 se tornou mãe da Lila e se entregou para viver a maternidade com suas belezas e desafios. Gosta de misturar todas essas metodologias e suas habilidades para fazer sonhos acontecerem. Já participou de muitos cursos de CNV com Dominic Barter, e desde 2013 busca utilizar essa ferramenta na sua vida pessoal e profissional no intuito de cuidar das relações

 

 

ABORDAGEM PEDAGÓGICA

Neste workshop vamos descobrir a Comunicação Não-Violenta à luz de situações reais que acontecem no nosso dia-a-dia e que nos colocam em dúvida se estamos nos expressando e posicionando da melhor forma. Utilizando se dos fundamentos da Comunicação Não-Violenta, a facilitadora nos guiará para enxergarmos esses desafios sobre um outro prisma no qual abrimos espaço para o auto-conhecimento, com maior consciência de nossas emoções e razões pelas quais agimos como agimos. A proposta é de “aprender-fazendo”, com breves explicações teóricas e muita prática em duplas e grupos. A nossa abordagem pedagógica é de que preferimos que você perceba a ferramentavivenciando-a em sua vida – mesmo que em um curto espaço de tempo – do que ouça muito sobre ela mas não saiba como aplicá-la ao sai do encontro. A partir desse contato, aqueles que desejarem, poderão aprender mais buscando se aprofundar no tema.

pexels-photo-433495-3

ESPAÇO

Céu de Brasília é uma escola de educação infantil que foi pensada, em mínimos detalhes, como um ambiente acolhedor, colaborativo e consciente. Entendemos que as experiências vividas na primeira infância refletem diretamente no tipo de indivíduo que cada criança vai se tornar. Se forem inseridos em um ambiente individualista, nossos pequenos crescerão acreditando que o mundo se resume a uma eterna competição com o próximo. O objetivo da escola é inspirar um senso de coletividade, respeito e amor, não apenas entre pares, mas entre todos os seres vivos e, por isso, o princípio da sustentabilidade foi envolvido em cada passo da idealização da escola: desde a sua estrutura – com madeira plástica reciclada, captação da água da chuva, telhado verde e aproveitamento da luz solar -, até a priorização dos espaços coletivos e a decisão de oferecer uma alimentação vegetariana. Nesse sentido, co-organizar um workshop de Comunicação Não-Violenta faz parte do todo que estamos, aos poucos, construindo. Uma comunicação sensível e empática é a base para que qualquer rede cresça como um organismo benéfico para o mundo, por isso, convidamos à todas e todos que participem conosco desse momento de troca.

19875214_1353172158136506_1815555277036761870_n

 

DATA e HORÁRIOS

O workshop será um primeiro contato com a metodologia e portanto será bem rápido. A ideia é facilitar para pessoas que sentem o chamado para repensar a comunicação, mas que não tem tempo, ou ainda não se sentem prontas para realizar um curso de maior duração. Assim, o workshop será realizado no sábado 21/10/2017 das 8hs-12hs.

ALIMENTAÇÃO

Durante o workshop haverá uma pausa e a idéia é termos um lanche coletivo, no qual cada participante traz uma bebida e um prato para compartilhar. Dentro das possibilidades, pedimos que dêem preferência para alimentos naturais, frescos, orgânicos e de origem na agricultura familiar e que evitem produtos com carne, industrializados, com muito sal e açúcar.

mesa-de-frutas

 

QUERO PARTICIPAR

DEPOIMENTOS SOBRE A FACILITADORA

“A Luiza tem uma linda habilidade de se comunicar graficamente e oralmente de maneira a trazer bom entendimento das informações e paz nas relações. Seu jeito tranquilo e objetivo, permite o desenvolvimento das pessoas e por consequência de boas idéias. Tê-la como facilitadora de um projeto ou atividade é prezar pelo alto desempenho dos resultados e das relações. É sempre muito gratificante!!!!”

Otávio Torrão – Permacultor, Ator, compositor, músico e poeta  Brasília/DF


“Tive oportunidade de estar com a Luiza em uma das experiências mais significativas da minha maternidade: a criação de um coletivo de cuidado parental. A Lu abriu as portas de sua casa e da sua vida para sete famílias construírem juntas uma proposta de cuidado das crias durante a semana. Tudo aconteceu muito rápido e sua atuação como mediadora das nossas reflexões e práticas foi fundamental. Foi um lindo trabalho de facilitação para o projeto acontecer de forma respeitosa, com um bom entrosamento entre todos, trazendo os sonhos de cada família, seus limites e possibilidades. Somos amigos até hoje. A Luiza faz o trabalho de mediação/facilitação de coração e isso faz toda diferença. E tem muito conhecimento sobre as metodologias que propõem. Compartilha o conhecimento e as propostas com muito cuidado e escuta, de forma clara e precisa. Ela também tem a incrível habilidade de traduzir ideias em imagens e desenhos lindos que ajudam a visualizar coisas que as palavras muitas vezes não dão conta de explicar. Super indico!”

Letícia Terreri – Bióloga – Brasília/DF


“Luiza Padoa tem um lindo trabalho de facilitação gráfica e de grupos, construído com muita dedicação, estudo e generosidade. Já participei de desenhos de projetos, utilizando a metodologia Dragon Dreaming, facilitados por ela, com muita competência e ótimos resultados. As experiências com facilitação gráfica que ela realizou para nós, Coletivo Gaia Brasilia e CONANE, foram maravilhosas, belas expressões dos pensamentos e sentimentos dos grupos. Recomendo o trabalho desta artista e facilitadora com muito respeito e carinho, vale a pena conhecer o que ela faz.”

Sonia Goulart – Coordenação Geral CONANE – Conferência Nacional de Alternativas para a Nova Educação


“A participação da Luiza Padoa como facilitadora gráfica no processo de formação politica que marcou o final da primeira fase do projeto Jovens Protagonistas da FLONA Tefé, RESEX do Baixo Juruá e RESEX do Rio Jutai (AM), foi essencial no sentido de promover maior compreensão dos educandos acerca do conteúdo trabalhado. Tinhamos um desafio grande, pois trataríamos de temas políticos complexos, principalmente para um público de jovens moradores de Unidades de Conservação dentro da floresta, com baixa escolaridade e pouco costume com reflexões mais profundas. O trabalho da Luiza ajudou a transformar as mensagens e reflexões complexas em algo não só visual, mas compreensível ao grupo, baseado em sinais e signos conhecidos pelos jovens. A Luiza não só tem habilidade na facilitação gráfica, mas na facilitação do processo como um todo, participando ativamente das avaliações de equipe e buscando as melhores estrategias de comunicação e sensibilização do grupo.”

Gabriella Calixto Scelza – Analista Ambiental/ICMBio – RESEX Marinha de Soure-Marajó/PA


Mais que trabalhar, Luiza viveu aqui conosco no sítio Nós na Teia. E trabalhou também, claro. Foram dois anos de muitas trocas, aprendizados, respeito, carinho, desenhos lindos e competência. Organizamos cursos juntos, ela participou da elaboração dos nossos documentos de governança, ajudou a facilitar o processo e até hoje temos e usamos muitos dos desenhos que ela fez. Sim, rolou muita facilitação gráfica. Ela é cheia de talentos variados, além de sorrir muito e lindamente. Então, o que eu particularmente posso dizer é que sim, vale a pena contratá-la.”

Sérgio Pamplona – Bioarquiteto e Permacultor – Brasília/DF


“Excelente facilitadora! Luiza é criativa, dinâmica e usa metodologias que tornam os processos lúdicos e interessantes.
Super recomendo!”

Mônica Carapeços – Educadora e Permacultora – Brasília/DF

QUERO PARTICIPAR

O IPOEMA - REALIZADOR

O IPOEMA – Instituto de Permacultura uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2005 com a missão de contribuir na construção de um mundo melhor, socialmente mais justo e ambientalmente equilibrado se valendo da permacultura como metodologia para a concepção e execução de ambientes humanos sustentáveis e um modo de vida mais saudável em sua plenitude. Para isso, vem difundindo e ensinando todas as técnicas e tecnologias sociais que atendam as necessidades humanas sem gerar um impacto ambiental negativo. Desde sua fundação, o IPOEMA já capacitou e sensibilizou mais de 10 mil pessoas entre crianças, jovens e adultos!

O IPOEMA NA MÍDIA

 Temos quase 50 matérias jornalísticas de TVs e outras tantas de jornais, sobre nosso trabalho, veja algumas:

 

 

DEPOIMENTOS DE ALUNOS DO IPOEMA

cristiane-meico

“Em tempos de atitudes cada vez mais individualistas associadas a escassez de recursos, trabalhos como os do Ipoema são extremamente relevantes. Há anos que vejo jovens das escolas e outros cidadãos de Brasília sendo educados e capacitados pelo Ipoema para implementarem em suas vidas diárias práticas sustentáveis que respeitam não apenas os recursos do meio ambiente, mas principalmente os seres que nele habitam. Iniciativas como as do Ipoema deveriam ser replicadas em diversas partes do País.”

Cristiane de Abreu Meiçó – Psicóloga e gestora ambiental – Brasília/DF


““Quando viemos para essa região em 2011 o meu marido, Guy, e eu, não sabíamos como iniciar a vida sustentável que pretendíamos viver na nossa chácara em Goiás. Felizmente descobrimos IPOEMA e tivemos a sorte de fazer dois cursos – Bioconstrução e Agrofloresta – todas as duas maravilhosas. Além de informações importantíssimas e exercícios práticos durante os cursos, conhecemos pessoas maravilhosas e assim já não nos sentíamos tão sós. O simples fato da existencia de IPOEMA – o pessoal, o instituto, as casas, os viveiros, cisternas de ferrocimento, etc – torna a vida aqui no planalto mais rica e feliz.”

Greta Browne – Aposentada – Cocalzinho de Goias/GO


tairone“Depois de conhecer os conceitos de permacultura, através de uma matéria ministrada pelo CJ na UnB, mudei minha forma de interação com o meio. Através das idéias expostas em sala, e pelo exemplo de vida, comecei a conhecer e buscar outras formas de agir. Hoje estou construindo minha própria biocasa, vivo em contato com a natureza e sempre que posso dissemino essas idéias. Confesso que ainda estou na fase embrionária, aprendendo devagar e me desenvolvendo nessas práticas, mas já posso dizer que minha qualidade de vida aumentou muito, tudo graças às sementes plantadas por esse trabalho do CJ e do Ipoema.”

Tairone Gonçalves de Almeida – Bombeiro Militar – Araucária/PR

INSCRIÇÃO

processo de inscrição é todo online de maneira simples e rápida!

  • moip-pagamento2Pagamento em cartão, boleto ou transferência bancária
  • Parcelamento em até 6x
  • Desconto para pagamento à vista

Buscamos preços justos que cuidem tanto da Instituição e das pessoas que fazem parte da equipe quanto da diversidade de participantes que queremos alcançar com esta oficina. Avalie a sua categoria na hora de fazer a inscrição.

VALOR SOLIDÁRIO

Para agricultores, chacareiros, assentados, comunidades carentes, movimentos sociais, associações comunitárias, moradores de regiões periurbanas vulneráveis, estagiários, mães solo e famílias com renda até 2 salários mínimos, oferecemos um valor reduzido para te ajudar a participar!

 6x R$ 10,71

ou R$ 60,00 à vista

VALOR JUSTO

Estudantes, educadores, ONG’s, ativistas, autônomos, casais (quando os 2 se inscrevem), comunidades intencionais e coletivos que trabalham para uma transição planetária contribuem com o valor justo que proporciona o equilíbrio financeiro da Instituição.
6x R$ 14,28

ou R$ 80,00 à vista

 

VALOR ANJO

Se você é de uma empresa privada, instituição governamental e/ou seu ponto de equilíbrio permite apoiar a participação de outros indivíduos, seja o “anjo” de outra pessoa mais necessitada.

6x R$ 16,95

ou R$95,00 à vista

Dados para transferência bancária: Banco do Brasil – Ag. 2836-0 – Cc 888000-x
IPOEMA – Instituto de Permacultura – CNPJ 07.332.061/0001-03
Enviar comprovante para ipoema@ipoema.org.br

some icons made by RoundiconsEucalyp and Freepik from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY

Comentários

Modal ou popup

Monom onom onom onom onmo onmo nomo nomo nomo nom onom onom onmo onmo onmo onmo nom onom onom onmo nomo.

×

×

Informe seu email


 
×
×

×

×

Para fazer parte dessa iniciativa inovadora, informe seu email para receber os próximos passos:


×
Quero contribuir

1 muda plantada e cuidada por no mínimo 4 anos

Recompensa exclusiva
  • Nosso muito obrigado.
Apoiar com R$ 37,00

2 mudas plantadas e cuidadas por no mínimo 4 anos

Recompensas exclusivas
  • Nosso muito obrigado;
  • Levar uma muda para casa.
Apoiar com R$ 87,00

5 mudas plantadas e cuidadas por no mínimo 4 anos

Recompensas exclusivas
  • Nosso muito obrigado;
  • Levar uma muda para casa;
  • Visita ao plantio.
Apoiar com R$ 197,00

10 mudas plantadas e cuidadas por no mí­nimo 4 anos

Recompensas exclusivas
  • Nosso muito obrigado;
  • Levar uma muda para casa;
  • Ví­deo de agradecimento;
  • Aula de campo.
Apoiar com R$ 407,00

50 mudas plantadas por no mí­nimo 4 anos

Recompensas exclusivas
  • Nosso muito obrigado;
  • Levar uma muda para casa;
  • Ví­deo de agradecimento;
  • Aula de campo;
  • Bosque dos amigos.
Apoiar com R$ 1.987,00

100 mudas plantadas e cuidadas por no mí­nimo 4 anos

Recompensas exclusivas
  • Nosso muito obrigado;
  • Levar uma muda para casa;
  • Vídeo de agradecimento;
  • Aula de campo;
  • Bosque dos amigos;
  • Placa com seu nome;
  • Plantio em agrofloresta;
  • Aula para escola pública.
Apoiar com R$ 5.637,00

100 mudas plantadas e cuidadas por no mí­nimo 4 anos

Recompensas exclusivas
  • Nosso muito obrigado;
  • Levar uma muda para casa;
  • Ví­deo de agradecimento;
  • Aula de campo;
  • Bosque dos amigos;
  • Placa com seu nome;
  • Plantio em agrofloresta;
  • Aula para escola pública;
  • Vivência para 20 pessoas.
Apoiar com R$ 10.937,00
×
Questões Práticas sobre os Cursos
Hoje o IPOEMA tem sua sede em Brasília/DF (BRASIL) na Chácara Santa Rita batizada de Centro Águas do Cerrado e os cursos geralmente acontecem lá. Em caso diferente, será informado na página do curso o local. A Chácara Santa rita fica localizada no Paranoá, na Rodovia DF 250 - Km 8,5. Durante os Cursos no formato Imersão recomendamos que você permaneça as noites no local, pernoitando e aproveitando da oportunidade de estar em uma Estação Permacultural, e em contato com os demais participantes do curso, afinal as trocas acontecem inclusive fora dos horários de aula. As Oficinas ou demais cursos (modulares ou especiais) podem acontecer em outros locais que as Estações Permaculturais do IPOEMA. Os detalhes da localização e de como chegar serão enviados aos participantes na Carta de Boas Vindas, com uma semana de antecedência ao iní­cio do curso. O mapa de como chegar nas Estações Permaculturais estão disponíveis no nosso site.
No caso dos cursos que acontecem durante vários dias e em formato IMERSÃO é recomendável que os participantes pernoitem no local do curso. As oficinas que costumam durar um final de semana não preveem acomodação. Em caso de necessidade, se for possível podemos abrir uma exceção. Quando os cursos acontecem na sede do IPOEMA, na Chácara Santa Rita, oferecemos acomodação nas duas casas existentes. As casas dispõem de quartos e banheiros coletivos com capacidade para acolher até 30 pessoas. Dispomos de colchonetes e travesseiros para recebe-los, sendo necessários trazer a roupa de cama, banho e cobertor. Dependendo do curso, oferecemos também uma opção mais barata com acomodação em camping. Para isso, dispomos de espaço confortável para a instalação de barracas (não fornecidas), e de banheiros secos, vestiário e duchas aquecidas. Os participantes devem trazer sua barraca, assim como colchonete e cobertas (faz frio!!!). Quando os cursos acontecem em outros locais, é necessário verificar na página do curso se haverá a possibilidade de acomodação no local do curso e de que tipo (camping, alojamento, quartos). Neste caso, a acomodação pode ser opcional e exigir um valor adicional.
Inicio Geralmente o horário de início dos cursos é as 8hs do 1º dia de curso. Não está prevista recepção dos participantes no dia anterior. Se houver necessidade de chegar com antecedência ao curso, pedimos que entre em contato para prever sua chegada, no entanto, não haverá alimentação prevista (jantar da véspera e café da manhã do primeiro dia). Término O horário de término do curso está previsto para as 18hs do último dia. Mesmo se há possibilidade de encerrarmos o curso mais cedo, recomendamos aos viajantes prever ao menos 1h de deslocamento após o término do curso afim de evitar correrias no encerramento. Aulas As aulas acontecem o dia inteiro, geralmente das 8hs às 20hs, com momentos de pausa e descanso. Durante os cursos em formato Imersão, os participantes são convidados à pernoitar no local do curso, afim de viverem a experiência da Permacultura integralmente, trocarem com os demais participantes, e aproveitarem deste ambiente maravilhoso! Os horários habituais são:
  • 6h30 – 7h | 0h30 | Despertar
  • 7h – 8h | 1h | Café da manhã
  • 8h – 8h30 | 0h30 | BOM DIA
  • 8h30 – 10h30 | 2h | Aula manhã 1
  • 10h30 – 11h | 0h30 | Lanche da manhã
  • 11h – 12h30 | 1h30 | Aula manhã 2
  • 12h30 – 13h30 | 1h | Almoço
  • 13h30 – 14h30 | 1h | Grupos de trabalho
  • 14h30 – 17h | 2h30 | Aula tarde
  • 17h – 18h30 | 1h30 | Lanche da tarde e tempo livre
  • 18h30 – 20h | 1h30 | Aula noturna
  • 20h – 21h | 1h | Jantar
  • 21h – 22h | 1h | Opcional: atividade noturna
Durante os cursos, você terá o prazer de ter uma deliciosa alimentação ecológica oferecida pelo IPOEMA. Aproveite!! A nossa proposta do IPOEMA é de oferecer aos participantes uma alimentação saudável e saborosa, dando preferência à produtos locais, orgânicos, agroflorestais, e sazonais coerente com os princí­pios da permacultura. No caso dos cursos imersivos, serão 3 refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches (manhã e tarde) por dia. Nas oficinas, que não preveem pernoite no local do curso, são oferecidos o almoço e dois lanches reforçados. Caso você tenha alguma alergia ou limitação especí­fica, nos informe no momento da inscrição para que possamos adaptar o que for necessário.
As inscrições são feitas online, mediante pagamento virtual pelo sistema de pagamento seguro MOIP. Para fazer sua inscrição, vá para a página do curso que você desejar participar e após verificar as informações do curso clique em FAZER MINHA INSCRIÇÃO. Dependendo do curso podem haver opções de valor diferente para inscrição relacioados à diferentes serviços (acomodação, alimentação…). Neste caso, verifique qual melhor se adequa à você e selecione a sua opção para fazer sua inscrição.
A chegada dos participantes ao local do curso é de responsabilidade dos participantes. No entanto, propomos que se encontrem em um ponto central a fim de virem juntos, oferecendo carona aos que necessitam, diminuindo o número de carros se deslocando e evitando que se percam no caminho. Com uma semana de antecedência, os participantes receberão por email uma Carta de Boas Vindas, com o mapa, as indicações de como chegar e a proposta de comboio e carona solidária. Haverá um mapa detalhado, com as dicas de como chegar no local do curso, seja uma Estação Permacultural do IPOEMA ou outro local. Para já conhecer a localização e como chegar em nossas estações, clique aqui. Recomendamos fortemente a Carona Solidária a fim de diminuir o número de carros vindo para o curso, ajudar os participantes que não dispõe de meio de transporte, além de já propiciar a integração dos participantes.
Os inscritos receberão uma semana antes do Curso a Carta de Boas-Vindas com as informações necessárias sobre quando, como chegar, o que trazer. Para que nosso momento seja ainda mais gratificante e proveitoso, aqui vão algumas dicas do que trazer: Para se vestir:
  • Roupas confortáveis
  • Agasalhos (faz frio a noite!)
  • Pijama quentinho
  • Roupa de banho (biquini/maiô, sunga…)
  • Chinelo
  • Tênis
  • Agasalho
Para higiene pessoal:
  • Toalha de banho
  • Produtos ecológicos de higiene pessoal
Aproveitamos a oportunidade para fazer um alerta em relação aos produtos de higiene pessoal: nós utilizamos ecossaneamento, como banheiros secos e círculos de bananeiras para tratar a água. Para termos uma melhor qualidade no processo de tratamento da água, pedimos que você opte por utilizar produtos biodegradáveis, como sabão neutro. E evitar trazer produtos que sejam descartáveis, para assim minimizarmos o nosso impacto durante o nosso encontro. Para as aulas práticas *depende do tema do curso
  • Roupas velhas que possam sujar
  • Calça comprida (grossa, tipo jeans) para proteger
  • Camiseta de manga comprida para proteger do sol
  • Sapato fechado para ir para o campo e sujar
  • Protetor solar
  • Chapéu
  • Fação (opcional)
  • Tesoura de poda (opcional)
  • Luvas de trabalho para proteger contra bolhas (opcional)
  • Luvas de borracha para trabalhar com cimento (opcional)
  • Prancheta
Para as aulas teóricas
  • Caderno de anotações
  • Caneta
  • Lápis
  • Borracha

  • Canetinhas (opcional)
  • Lápis de cor coloridos (opcional)
Praticando os 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, pedimos que tragam seu caderno antigo ou bloco de anotações. Muita informação nova será passada, por isso não se esqueçam deste item importantíssimo!
Para se acomodar
  • Barraca (que aguente chuva e que você saiba montar e desmontar)
  • Edredom ou um bom saco de dormir  (a noite faz friiio! – ACREDITEM!)
  • Colchonete (opcional)
  • Isolante térmico (opcional)
  • Travesseiro (opcional)
Para se sentir bem
  • Garrafinha de água para ir para o campo
  • Instrumentos musicais para uma boa fogueira musical
  • Máquina fotográfica para registrar os momentos
  • Tapete de Yoga / Esteira para aquela soneca…
Os pais que tiverem crianças e desejam levá-las ao curso podem fazê-lo, observando certas informações e entrando em contato conosco para nos informar de quantas crianças e a idade delas. Com exceção do PDCinho, os nossos cursos são desenhados para adultos e jovens com maioridade assim não dispomos de uma estrutura específica para recebê-los enquanto seus pais estão em aula, mas estamos abertos para ajudar dentro de nossas possibilidades a ser um momento mais prazeroso para todos (inclusive os demais participantes). Os pais sendo responsáveis pelo cuidado de seus filhos, devem estar cientes que isso pode fazer com que seja perdidos alguns momentos de aula. Devemos todos estar atentos também para que a presença das crianças não cause muito barulho ou bagunça que acabe atrapalhando os demais participantes, especialmente nas aulas teóricas. Haverão momentos de aula teórica em sala de aula que costumam ser os mais difíceis para as crianças, e outros momentos de prática, onde as crianças maiores costumam se integrar muito bem. Fica a critério dos pais de julgar como as crianças se adaptarão às atividades, em função do perfil de cada criança. Pode ser muito gostoso para todos os participantes, como pode ser um incômodo para alguns; e pode ser cansativos para os pais terem que se dividir entre as duas funções, como pode ser a única possibilidade para que essa pessoa participe do curso; precisamos todos estar abertos para acolher as necessidades de uns e de outros e fazer o possível para criar um ambiente agradável para todos. Quanto às questões financeiras, crianças menores de 10 anos não pagam nada, e crianças com mais de 10 anos pagam a diária da Estação Permacultural (que inclui a alimentação), num total de R$30/dia. Esse valor pode deve ser pago no momento da inscrição dos pais no curso. De todas maneiras, pedimos que entre em contato conosco para sabermos com antecedências quantas crianças e qual idade delas para nos organizarmos para melhor recebê-los.
De forma geral a entrada de animais domésticos pertencentes aos participantes dos cursos nas nossas Estações Permaculturais é vetada pois representam risco para a fauna local. Contamos com sua compreensão e esperamos que você tenha tempo hábil para encontrar uma alternativa de alguém que possa acolher seu bichinho durante sua estadia no curso.
O IPOEMA se esforça de poder oferecer bolsas às pessoas que encontram dificuldades em arcar com o custo dos cursos. A possibilidade de oferecer bolsas existe à partir de um número mínimo de inscritos no valor cheio, que permitam de custear as inscrições dos bolsitas. Assim só podemos definir qual o valor que podemos destinar à bolsas ao final do período de inscrições. As bolsas possíveis são de 25%, 50%, 75% e 100% e serão estipulados pela Coordenação de Cursos. Como recebemos muitos pedidos, criamos um questionário que nos permita de conhecer os motivos e o interesse das pessoas que pedem bolsa, para que possamos depois realizar uma seleção e beneficiar algumas pessoas. Os critérios utilizados para a escolha são:
  • Ser multiplicador (inclui agricultores): participar de comunidades, entidades ou projeto (individual ou coletivo/institucional) em andamento
  • Chacareiro ligado à uma associação ou movimento
  • Possibilidade concreta de aplicação
  • Baixa renda comprovada – endereço e renda familiar estimada
  • Ter possibilidade de gerar contrapartida em alimentos, sementes ou serviços ao IPOEMA
  • Parceiro do IPOEMA
Para deixar o seu pedido de bolsa, preencha o questionário clicando aqui.
Nos cursos do IPOEMA, você tem como saber direitinho para onde vai cada real gasto. Aqui é assim, com transparência e parceria, pretendemos construir juntos o mundo em que queremos viver. Os cursos são como projetos que precisam de um valor mínimo a ser alcançado para arcar com os custos, até uma certa data. E para calcular este valor mínimo, estipulamos o orçamento para 15 pessoas, incluindo todos os gastos de alimentação, espaço, material, transporte, recursos humanos, taxas e impostos. E esses valores são abertos para que você possa consultar. Verifique no curso que você está interessado qual o custo estimado.
O pagamento é realizado através da plataforma de pagamento online MoiP, uma plataforma segura. É possível pagar através de diferentes opções de pagamento: cartões débito, boleto bancário,  e transferência bancária. Os cartões aceitos são:  moip-pagamento2 É possível fazer o pagamento parcelado ou à vista, com desconto. Verifique a página do curso para consultar os valores específicos dele.
Verifique aqui as condições de devolução do valor do pagamento em caso de desistência ou ausência nos cursos do IPOEMA. Meta não atingida Caso o curso tenha que ser cancelado por falta do número mínimo de pessoas não atingindo a meta estipulada, ou qualquer outro motivo maior do IPOEMA, os participantes serão informados e terão o valor integral do curso devolvido. A plataforma de pagamento facilita este processo, devolvendo aos apoiadores o valor que eles pagaram. Mas não queremos isso né? Então caso não estejamos conseguindo alcançar a meta, que tal chamar seus amigos para apoiar esse iniciativa???? Desistência Em caso de desistência, com aviso prévio de 7 dias em relação ao curso, quando as inscrições são encerradas, será devolvido 75% sobre o valor total da inscrição. Após 7 dias de antecedência, caso o participante desista ou não compareça ao curso, o valor total da inscrição não será devolvido. A partir desta data é definido se o curso será realizado ou não em função do número de inscritos. A receita disponível é destinada  à contratação da equipe, compra de alimentos e materiais além do comprometimento com participantes, equipe, e funcionários externos. A partir deste momento a presença ou ausência do participante não altera mais os custos e por isso o valor não pode ser devolvido.
A realização do curso depende que a meta de arrecadação seja atingida até o prazo definido (geralmente uma semana de antecedência). Divulgue para seus amigos, e ajuda a apoiar a realização deste projeto! Caso o curso tenha que ser cancelado por falta do número mínimo de pessoas, ou qualquer outro motivo maior do IPOEMA, os participantes serão informados com uma semana de antecedência, e terão o valor integral do curso devolvido. Os cursos do IPOEMA são vistos como projetos, que para acontecer precisam arrecadar um valor mínimo para que possa ser realizado. Assim, nossos cursos são realizados através da lógica de financiamento coletivo pelas pessoas que apoiam e acreditam na importância deste tipo de ação. Você pode apoiar a realização do curso se inscrevendo no curso ou doando o quanto quiser para ajudar o curso a acontecer ou financiando a participação de pessoas carentes que não teriam condições de pagar pela sua inscrição.
Os professores dos cursos são membro dos IPOEMA ou convidados, especialistas em suas respectivas áreas. Confira o nome e a formação dos professores na página do curso específico que você está interessado.
O IPOEMA fornece certificação para os participantes que tiverem ao menos 75% de presença e apresentarem os projetos solicitados conforme a demanda de cada curso.
×

agua-sustentavel-2Tecnologia social Água Sustentável permite que você tenha autonomia nestes tempos de falta d’água!

Você poderá ter água sem depender do governo, tratar ecologicamente seu esgoto e fechar o ciclo da água na escala da sua casa! Download gratuito.

Baixe aqui o seu passo a passo e comece agora mesmo!


×
E-book "Sua Casa Sustentável"


e-book-bioconstrucaoDescubra como construir sua própria casa ecológica, aliando sustentabilidade, economia e beleza!

As bioconstruções resgatam técnicas tradicionais de construção, utilizando materiais naturais e de baixo impacto ambiental, aproveitando ao máximo os recursos disponíveis no local, diminuindo os custos e buscando eficiência energética. Com técnicas simples e noções básicas de construção, convidamos você a botar a mão na massa e se empoderar para construir sua própria casa sustentável, com beleza e criatividade.

Download gratuito!

Baixe aqui o seu e-book e descubra agora mesmo!


×
Galeria de Fotos Viverdedentro
×

ebook-pc-urbana

Aprenda a transformar sua vida na cidade para ser mais sustentável, econômica e conectada com a natureza!

Para aqueles que moram na cidade e se perguntam como podem eficazmente integrar os princípios da permacultura na sua vida urbana? Existem muitas soluções simples que todos podem trazer para a sua vida, independente do local onde moram. Como praticamente 50% da população mundial vive nas cidades, este questionamento é muito relevante!

No local onde mais se concentram as pessoas, o fluxo de mercadorias, dinheiro e informação, também é o lugar onde mais se gera poluição, e onde mais temos dificuldade em implantar mudanças no nosso comportamento afim de atingir um modo de vida mais ecológico.

Download gratuito! Baixe aqui o seu e-book e descubra agora mesmo!


×