Porque permacultura pode mudar as pessoas e mudar as pessoas muda o mundo

claudio-cj-negativo

Quem é o CJ - Permacultor

cjCláudio Jacintho, o CJ, é o idealizador do Ipoema –  Instituto de Permacultura sediado em Brasília-DF e é também o designer e desenvolvedor do Centro de Permacultura Asa Branca. Dentre as aulas ao ar livre na Asa Branca e os cursos do Ipoema, mais de 15 mil pessoas foram apresentadas à permacultura pelo CJ, direta ou indiretamente. Como professor já teve mais de 1.000 alun@s e outros tantos já ouviram suas palestras sobre sustentabilidade ou suas guiagens no Centro Asa Branca. Foi também criador da ementa da disciplina Introdução à Permacultura na Universidade de Brasília – UnB e um dos principais responsáveis na articulação para a criação dessa que provavelmente foi a primeira disciplina de permacultura em universidades federais no Brasil.

Após a conclusão do seu mestrado em políticas públicas para a sustentabilidade no Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB, em 2007, passou a ministrar tal disciplina como professor colaborador na mesma UnB. CJ ministrou a disciplina Introdução à Permacultura, oferecida pelo Departamento de Engenharia Florestal da UnB, do primeiro semestre de 2008 ao segundo de 2011, tendo assim ensinado permacultura para 8 turmas, num total aproximado de 240 estudantes de diversos cursos da universidade.

Conheceu permacultura em 1997 e se formou permacultor em 99, após realizar o curso PDC (Permaculture Design Course). Se formou em Engenharia Florestal na UnB tendo como projeto final o Design Permacultural da chácara Asa Branca em 2002, mesmo ano em que deu seu primeiro curso de permacultura, antes havia ministrado apenas oficinas e palestras. Na linha acadêmica, seu mestrado também teve como tema a permacultura com uma trabalho realizado num assentamento rural próximo ao DF.

Apesar de ser engenheiro florestal, nas atividades fim da permacultura, sobre o território, se aprofundou mais no design em si e em bioconstruções do que em agroflorestas ou outras, é bioconstrutor desde 2002 tendo construído sob sua coordenação e execução 15 edificações de terra crua. Mas CJ considera que sua principal missão no desenvolvimento da permacultura está nas atividades meio, além de ser professor, como principal elaborador e gestor de projetos do Ipoema, é responsável por difundir a permacultura por meio de projetos socioambientais na missão de propagar e popularizar esta ideia levando a permacultura para lugares aos quais ela não chegaria, como escolas públicas por exemplo. Inclui-se ainda nas suas atribuições a gestão do Instituto e a representação deste perante a sociedade, tendo sido o porta voz do Ipoema desde sua pré-fundação.

cj-jbbSendo um orador nato e carismático, e ainda como um pioneiro, CJ é certamente um dos principais nomes na difusão da permacultura, seja formando nov@s permacultor@s, ou, minimamente, a incluindo enquanto “palavra no vocabulário” dos brasileiros, uma vez que ao longo de sua trajetória, foi procurado para apresentar seu trabalho principalmente na Chácara Asa Branca, mas também em outras ações do Ipoema, para dezenas de veículos diferentes, sendo em sua maioria TVs abertas que apresentaram, em programas jornalísticos, a Permacultura para milhares de espectadores. Mas para além destes, CJ e sua equipe de apoio foram sistematizando estas entrevistas e as disponibilizando em seu canal no Youtube, desde o tempo em que era necessário ir buscar o arquivo com uma mídia de DVD na mão, hoje (05/11/17) o canal “permacultube” tem 393.219 views.

Além de notório reconhecimento nos círculos socioambientais do Distrito Federal e em nível nacional, nos ambientes de permacultura e agroecologia, CJ recebeu alguns reconhecimentos públicos. Junto ao Ipoema obteve o prêmio de tecnologias sociais da Fundação Banco do Brasil, em 2011, na categoria recursos hídricos. Tendo recebido no mesmo ano, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, uma Moção de Louvor pelos serviços prestados ao DF, em especial na preservação e melhoria da qualidade da Água. Já em 2017 foi premiado pelo projeto Águas do Cerrado, de sua autoria e coordenação, realizado pelo Ipoema, num concurso internacional da Fundação Peter Muranyi.

CJ é casado, tem dois filhos, um de 19 e outra de 11 anos. Mora na cidade grande, Brasília, mas sua casa é feita a mão, com barro e palha, seu esgoto é tratado no próprio quintal, vira jardim e alimentos, de sua casa não sai resíduo orgânico, faz parte de uma CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura), vive a permacultura como sua prática pessoal e sua profissão, acredita nos seus sonhos e trabalha por eles. Sua missão atual é difundir a permacultura para o máximo de pessoas possível! Pois acredita que assim, mais permacultor@s surgirão e para ele, permacultura é a principal ferramenta para se construir o tão necessário modo de vida sustentável!

cj-telhado

Conheça o CJ por suas entrevistas

Artigos e posts

  • 8 dicas para uma arquitetura de baixo impacto – INFOGRÁFICO

    8 dicas para uma arquitetura de baixo impacto – INFOGRÁFICO

    Falar de construção sustentável se refere a 3 aspectos, o projeto arquitetônico; a técnica construtiva e a conduta dos moradores. Apresentamos 8 dicas para o seu projeto ser sustentável!Leia mais
  • O que é permacultura?

    O que é permacultura?

    Hoje em dia, uma “googada” em “permacultura” te traz um monte de sites com textos e vídeos explicando o que é esse “troço”. Eu mesmo já a descrevi por diversas vezes e em diversas formas, desde minha …Leia mais
  • 20 anos não são 20 dias!

    20 anos não são 20 dias!

    A minha história com permacultura começa um pouco precoce, para quem no final dos 90 não tinha pais ligados às questões ambientais, aos 19 anos de idade. Na realidade falar de permacultura...Leia mais

SIGA TAMBÉM NAS REDES - CURTA A FANPAGE E SE INSCREVA NO CANAL!

 
 

DESCUBRA A PERMACULTURA AGORA MESMO!

Entenda porque eu acredito tanto que a permacultura pode transformar a realidade descobrindo o que ela é nesses 4 e-books Gratuitos!

E-book “introdução à Permacultura”

e-bookA Permacultura pode transformar a sua vida, e se transformar a de muitos, pode MUDAR O MUNDO!

Passo a passo "Água Sustentável"

agua-sustentavelTecnologia social Água Sustentável permite que você tenha autonomia nestes tempos de falta d’água!

E-book “Sua Casa Sustentável” 

e-bookBioconstrução - Aprenda a construir casas ecológicas, aliando sustentabilidade, economia e beleza!

E-book “Jardins agroflorestais” 

e-bookAgrofloresta - Aprenda a produzir alimentos saudáveis contribuindo com a renovação da natureza!

Comentários