Políticas Públicas

“Promover ações que visem o amplo debate sobre os principais temas abordados no projeto de modo a contribuir para a definição de programas de governo e políticas públicas ligadas às tecnologias sociais de melhorias na gestão social do uso da água.”

O sexto e último objetivo do projeto Águas do Cerrado é talvez o mais audacioso de todos eles!

Para divulgar as iniciativas do projeto e fomentar a discussão política para a replicação de atividades desenvolvidas, a equipe participou de uma série de eventos políticos ao longo dos dois anos do projeto, estabelecendo redes de contatos e novas relações institucionais.

Articulação Política

Dentre os encontros que estivemos envolvidos, destacamos:

  • Apresentação do projeto Águas para o Secretário de Meio Ambiente do DF, André Lima;
  • participação no GT de Educação Ambiental do IBRAM – Instituto Brasília Ambiental;
  • participação no Seminário Programa Produtor de Águas da ANA – Agência Nacional de Água;
  • Audiência Pública: Água é Vida em parceria com o Gabinete do Deputado Distrital Joe Valle;
  • Lançamento do Mapa Caminho das Águas – SEMA (uma agenda de mobilização sobre o tema para um período de quatro anos);
  • Participação no GT Recupera Cerrado da SEMA e ingresso no Fórum Aliança Cerrado.

 

Projeto de lei

No intuito ampliar o legado do projeto, o IPOEMA dialogou com parceiros e atores políticos convidando-os a conhecer as ações do projeto e identificar quais seriam de interesse de se tornar objeto de um projeto de lei. No segundo semestre de 2015, a equipe se reuniu com o Gabinete do Deputado Distrital Joe Valle e acordaram uma ação conjunta para transformar as ideias em uma minuta de lei. No Seminário Águas do Cerrado houve mais um momento de contribuições do público, e a minuta do projeto de lei está pronta. Mas ainda terá um caminho a seguir até que vire o projeto de lei que será apresentado na Câmara Legislativa do DF.

 

No 6º episódio da nossa web série No Correr das Águas falamos da distância entre o cidadão comum e política, da alienação e as suas consequências. Por outro lado, mostramos experiências que caminham em outra direção, construídas por grupos de pessoas que exercem sua autonomia e buscam melhorias para a sociedade. Assista aqui: