Monitoramento das Atividades

Durante todo o projeto Águas do Cerrado foram realizado procedimentos de avaliação tanto do processo de aprendizagem quanto do funcionamento dos elementos implementados, observando seus processos, quantificando e qualificando seus resultados e impactos foi o de monitoramento e avaliação do projeto.

Monitoramento da qualidade da água

Em parceria com a CAESB, o projeto coletou amostras de água da chuva captadas e armazenadas nos tanques implantados nas escolas públicas para terem sua qualidade analisadas. As análises físico-químicas indicaram parâmetros dentro da normalidade para usos de limpeza e irrigação.

Monitoramento da recuperação de áreas degradadas

A equipe de auxiliares de pesquisa contratada pelo projeto e um aluno do mestrado em Ciências Florestais da UnB, orientados pelo pesquisador Daniel Vieira da EMBRAPA, avaliaram o sucesso da recomposição da vegetação em 55 propriedades participantes do projeto. Foram realizadas avaliações sobre a técnica utilizada, a regeneração natural e o envolvimento dos agricultores.Os estudos apontaram que as mudas plantadas e a regeneração natural de espécies estão iniciando o processo de recobrimento das matas ciliares ao longo do rio São Bartolomeu e afluentes. O plantio de mudas de estágios tardios de sucessão requer intenso manejo de controle de capins exóticos e proteção ao fogo e ao gado, portanto o envolvimento dos agricultores proprietários determinou o sucesso de alguns plantios. Destaca-se a importância de projetos deste tipo destinarem recursos e esforço com o envolvimento dos proprietários, valorizando seus conhecimentos e respeitando seus interesses.

 

Monitoramento das atividades educacionais

Ao longo de todas atividades realizadas no projeto, foram aplicados questionários de avaliação com o público beneficiário, realizadas reuniões periódicas de avaliação com a direção e corpo docente das escolas selecionadas, e sistematizadas as pesquisas de satisfação afim de melhorarmos cada vez mais o serviço oferecido e ao mesmo tempo medirmos o impacto das atividades promovidas na vida das crianças, adolescentes, professores e funcionários. Tais resultados estão contidos nos relatórios de monitoramento do projeto.