Jovens Empreendedores

Um dos objetivos mais importantes do Projeto Águas foi o de consolidar a introjeção do pensamento ambiental nas comunidades por meio do estímulo ao protagonismo e empreendedorismo profissional de jovens, gerando oportunidades de trabalho e renda com foco em serviços socioambientais.

Curso de Empreendedorismo Socioambiental

Por meio do Programa Jovens Empreendedores, o Ipoema ministrou o curso de Empreendedorismo Socioambiental para 31 adolescentes de diferentes escolas públicas do DF, em 7 dias de curso. O curso foi dividido em dois módulos, sendo um de Empreendedorismo Socioambiental, ministrado pela Supervisora Pedagógica do Projeto Águas, Camila Maia, e foi realizado na Chácara Santa Rita, onde está sendo implementado o Centro de Referência Águas do Cerrado. O outro módulo foi de Viveirismo, realizado na Chácara Asa Branca, pelos instrurores Miguel Marinho e George Jaime.

Dentre os diferentes conteúdos foram abordadas metodologias para desenvolvimento de inovações em modelos de negócios social e ambientalmente responsáveis (Design Thinking, Canvas, Sociocracia, Dragon Dreamming, Jogos Cooperativos) alinhados aos desafios e necessidades específicos das comunidades e contextos sociais dos jovens. Ao final do curso eles desenvolveram cinco projetos de empreendimento socioambiental e tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em suas escolas e comunidades.

Este foi um dos cursos e atividades mais emocionantes que o Ipoema já ministrou em 10 anos de atuação.

 

Contratação

Destes 31 alunos, 10 jovens foram contratados como estagiários-bolsistas do projeto e atuaram em suas comunidades com empreendedorismo sustentável na prática. Utilizando metodologias que favorecem a autonomia dos estudantes bem como a possibilidade de construção colaborativa e criativa dos planos de trabalho, eles tiveram como atividades a manutenção das tecnologias sociais implantadas nas escolas.

Ao longo do período de implementação dos projetos as equipes de Jovens Empreendedores tiveram sua atuação acompanhada semanalmente pelos agentes de mobilização e monitores extensionistas do projeto.

A troca com os adolescentes foi revigorante para toda a equipe. A emoção de ter formando uma turma tão jovem e tão cheia de energia nos encheu de gratidão!

2º Encontro Águas do Cerrado

Estes eventos tiveram por objetivo fechar um ciclo de atuação do projeto nas escolas selecionadas, apresentando os principais resultados alcançados, a equipe de Jovens Empreendedores formados e contratados, bem como o projeto desenvolvido por eles; entregar as tecnologias sociais para a escola, promover uma avaliação do projeto e empoderar a comunidade escolar para dar continuidade e desenvolver outras ações de sustentabilidade.

Na Escola da Natureza, o evento reuniu os Jovens Empreendedores de todas as escolas, cursistas do curso de formação de professores e se encerrou com uma celebração festiva!

Para saber mais sobre empreendedorismo socioambiental veja o episódio 7 da nossa Web Série No Correr das Águas.