Difusão do Conhecimento

Um objetivo importantíssimo para nós do projeto foi o de desenvolver e aplicar estratégias de divulgação das ações e resultados do projeto, com vistas à ampliar a difusão de conhecimento e à sensibilização de outros grupos sociais e potenciais promotores de ações semelhantes.

Publicações e Audiovisual

As ações de comunicação tiveram o desafio de produzir materiais capazes de difundir e de compartilhar o conhecimento acumulado no projeto. Mais importante que os materiais promocionais, produzimos uma série de materiais educativos como cartilhas e manuais sobre permacultura, jardins agroflorestais e manejo sustentável da água, uma websérie, um documentário, e estamos finalizando um livro e uma revista.

No Correr das Águas é a websérie do projeto, com oito episódios ela aborda temáticas que motivaram o projeto, relacionadas ao cuidado com as águas e com o meio ambiente, apresentando problemas, soluções e exemplos de práticas promovidas pelo Águas do Cerrado e por pessoas, comunidades e organizações empenhadas em transformar a realidade local e global. Conheça a série:

As cartilhas estão disponíveis em PDF para download no site do projeto, com permissão para compartilhamento e adaptação, para favorecer a disseminação. Visite também nossa biblioteca virtual com os materiais pedagógicos produzidos durante o projeto!

Para nós, difundir o conhecimento é uma das melhores formas de promover mudanças na sociedade.

 

Espaço Águas

Durante a Virada do Cerrado – um evento colaborativo integrando o poder público, organizações da sociedade civil e setor privado em um grande movimento pela sustentabilidade socioambiental do Distrito Federal – o IPOEMA promoveu durante 2 dias o Espaço Águas, uma grande geodésica de bambu na Funarte com oficinas, debates, vivências permaculturais e diversas atividades culturais e educativas. O intuito foi o de promover a reflexão e práticas sustentáveis, despertando uma consciência ambiental na população. Veja tudo o que rolou no Espaço Águas.


 

Seminário Águas

Também realizamos o Seminário Águas, que teve como objetivo reunir e promover a troca de experiências entre alunos e professores das escolas beneficiárias do projeto, além de apresentar os resultados dos dois anos de atividades. O seminário foi realizado no CET/UnB e teve sua programação composta por oficinas ministradas pelos Jovens Empreendedores do projeto, debates, palestras, dinâmicas, apresentações cênicas e musicais. Veja tudo o que rolou no Seminário.