A Força das Águas

Metodologias

Para construir um mundo novo, precisamos também de novas ferramentas. Para concretizar o projeto, semeando a ideia de que um novo mundo é possível, começamos por criar em seu interior novas formas de se relacionar com o outro, com o trabalho e consigo mesmo.

Para isso, foi essencial o mosaico de metodologias que utilizamos, testamos e recriamos ao nosso modo:

  • Permacultura como nossa visão de mundo,
  • Dragon Dreaming para a criação colaborativa de projetos de sucesso,
  • Sociocracia para a governança e tomada de decisão,
  • Design de Informações para apresentação e organização de conteúdos complexos,
  • Comunicação Não-Violenta para protocolos de comunicação e o cuidado com as relações pessoais e profissionais e
  • Jogos Cooperativos para a harmonia e diversão.

Além das ferramentas modernas de gestão de projetos e tarefas vinculadas a internet e a potencialização de escritórios remotos.

 

Equipe

Todo este trabalho não teria sido possível sem o empenho, o amor e
a dedicação com que a equipe trabalhou ao longo destes 24 meses de projeto. Ao todo foram mais de 50 pessoas diretamente envolvidas em fazer este sonho acontecer, comprometidos em cuidar das águas com comprometimento, amor e gratidão, cultivando a sustentabilidade e o envolvimento pessoal e comunitário.

Juntos, eles souberam vencer os obstáculos encontrados ao longo do projeto, como a água que no seu fluxo contorna as pedras em seu caminho; lembrando-se da importância de se manterem unidos, celebrando a vida e as conquistas do projeto; e cuidando uns dos outros, especialmente nas Oficinas Quadrimestrais que reuniam toda a equipe.

 

Parceiros

Além da equipe propriamente dita, o projeto foi acompanhado de perto pelos parceiros que compuseram o GOP – Grupo Operacional do Projeto. Mensalmente, um representante de cada parceiro e os coordenadores da equipe se reuniam na Escola da Natureza para um balanço das atividades desenvolvidas no período, validação de decisões estruturais e contribuição com olhares externos.

Somos muito grato aos parceiros desta caminhada: Jardim Botânico de Brasília – JBB, Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – CAESB, Fundação Pró-Natureza – FUNATURA, EMBRAPA, e Escola da Natureza.