Sobre o projeto

aguas-maosÁguas do Cerrado – O futuro em nossas mãos

Duas das principais bacias hidrográficas do Distrito Federal, as bacias do Lago Paranoá e do Rio São Bartolomeu, estão ameaçadas pelo acelerado processo de urbanização e pela degradação dos córregos que alimentam seus reservatórios.

Para recuperar essas áreas e fomentar o uso sustentável da água, o Ipoema está desenvolvendo o Projeto Águas do Cerrado – O Futuro em Nossas Mãos, patrocinado pela Petrobras. O trabalho envolve ações de revegetação de áreas degradadas associadas a cursos d`água e a promoção do uso racional dos recursos hídricos em escolas públicas e comunidades rurais, implementando, replicando e difundindo tecnologias sociais de permacultura.

A ideia é consolidar a consciência ambiental, estimulando o protagonismo de jovens e gerando oportunidades de trabalho e renda com serviços socioambientais. Com isso, formam-se redes de relacionamento e trabalho que promovem um modelo de governança social e de preservação dos recursos hídricos do Cerrado. Ao mesmo tempo, amplia-se a capacidade de debate sobre as políticas públicas ligadas às tecnologias sociais de melhorias na gestão social do uso da água na região.

Apresentação explicativa do projeto

Objetivo geral do projeto Águas do Cerrado

Objetivos específicos do projeto Águas do Cerrado

Parceiros

Mais sobre as parcerias

Patrocínio

petrobras

Um Comentário para: “Sobre o projeto

  1. Pingback: Projeto pretende recuperar bacias hidrográficas no DF – 27/01/2016 | Comissão Justiça e Paz

Os comentários estão fechados.