PLANTE FUTURO

LANÇAMENTO DA CAMPANHA PLANTE FUTUROplante-futuro-topo

A PLANTE FUTURO é um programa do IPOEMA que reunirá diversas campanhas de financiamento coletivo ao longo do tempo, com temas e objetos de alto impacto socioambiental (positivo) e para os quais o Instituto pretende contar com sua comunidade e com as pessoas interessadas em serem parte da transformação do mundo, a partir da realidade local.

A primeira etapa

Neste primeiro momento, no qual estamos inaugurando a PLANTE FUTURO, o IPOEMA quer o apoio das pessoas, para reflorestar uma área de cerca de 5.000 m2 com aproximadamente 5 mil mudas de árvores nativas do cerrado. Para isso, precisamos de 185 mil reais, que pode até parecer muito, mas é bem pouco se comparado a vários investimentos degradantes e/ou impactantes. Por exemplo o custo do estádio Mané Garrincha em Brasília, foi quase 10 mil vezes isso. Mas esta é só a primeira etapa desta vertente da PLANTE FUTURO, porquê reflorestamentos para recuperação ambiental e produção agroflorestal são uma das principais expertises do Instituto e nós vimos reflorestando o cerrado já há cerca de 10 anos e pretendemos continuar. Nesta área em que plantaremos agora as 5 mil mudas, serão plantadas no total cerca de 70 mil mudas nos próximos anos, e estas árvores serão cuidadas até crescerem o suficiente para se estabilizarem.

5mil

Centro de referência em sustentabilidade

A área em questão é o Centro Águas do Cerrado, o novo projeto de design permacultural do IPOEMA, que pretende implementar em um só lugar todos os elementos de sustentabilidade que o Instituto desenvolve, além de realizar todas as atividades e serviços que presta à sociedade. Assim sendo, este vai se tornar um centro de referência em sustentabilidade e servirá como uma escola para um modo de vida sustentável.

Fazer parte de uma comunidade

A importância deste tipo de ação do ponto de vista socioambiental é incontestável, deste modo além de um pedido de ajuda para se realizar, nós vemos esta campanha como uma oportunidade ofertada a quem queira se juntar a uma causa de interesses maiores, e com isso ter a satisfação de ter contribuído para uma iniciativa efetivamente transformadora e benéfica para todos. Ou em outras palavras, a PLANTE FUTURO junta o “útil ao agradável” possibilitando às pessoas que querem fazer algo pelo planeta, serem co-realizadores, enquanto o Instituto garante a execução plena do plantio.

Recompensas

Como as iniciativas de financiamento coletivo em geral, a PLANTE FUTURO, também vai disponibilizar recompensas bastante interessantes, garantindo um retorno direto ao apoiador  que poderá também intensificar sua participação obtendo um maior envolvimento pessoal, bem como uma maior escala e mais tipos de atividades concretas realizadas de acordo com o valor que decidir ofertar em apoio.

 

Conheça o site da PLANTE FUTURO