Espaço Águas na Virada do Cerrado

Cartaz_Espaço_Águas_web-01Águas do Cerrado promove evento na Virada do Cerrado – Cidadania e Sustentabilidade

Espaço Águas do Cerrado, na Funarte, contará com oficinas, shows, jogos, cinema, arte, palestras e muito mais.

Abrigando 30% da biodiversidade brasileira, o Cerrado guarda nascentes das 3 maiores bacias hidrográficas da América do Sul: São Francisco, Araguaia-Tocantins e Prata, por isso é conhecido como o “Berço da Águas”. Contudo, toda essa riqueza está ameaçada e desprotegida, graças às atividades humanas.

Para questionar o modelo atual e dar visibilidade às ações que promovem a preservação do Cerrado o projeto Águas do Cerrado, iniciativa do Ipoema com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, realizará o Espaço Águas nos dias 12 e 13 de setembro na área externa da Funarte. O evento faz parte da Virada do Cerrado – Cidadania e Sustentabilidade, que acontecerá em todo o DF.

No espaço serão realizadas oficinas, debates, vivências e também diversas atividades culturais e educativas. O intuito é promover a reflexão e práticas sustentáveis, despertando uma consciência ambiental na população.

Entre as atividades está o Aquário Escolas Sustentáveis, um bate papo que terá como convidadas a professora da UnB Vera Catalão, trazendo um relato sobre a metodologia Água como Matriz Ecopedagógica, Mônica Passarinho, coordenadora pedagógica da Escola do Instituto Toca (SP), Mari Turaro, da Escola Shumacher Brasil (SP) e Tereza Moreira, do Programa Escolas Sustentáveis (DF). A idéia é apresentar perspectivas e ampliar as possibilidades de criação de Escolas Sustentáveis a partir das experiências metodológicas, casos reais e políticas públicas sobre a temática. A palestra “Sustentabilidade: a hora é agora – Motivações do Projeto Águas do Cerrado”, ministrada por Cláudio Jacintho, abordará o sentido de urgência para uma mudança concreta no nosso modo de vida. Embasado pela visão de mundo da Permacultura, contará um pouco sobre as motivações que levaram a realização do projeto Águas, bem como da própria criação do Instituto de Permacultura, Ipoema.

Também serão oferecidas no espaço diversas oficinas e vivências permaculturais, de corpo e movimento, além de apresentações culturais, com artes cênicas, cinema e shows das bandas Muntchacko, Passo Largo, Pablo Fagundes Duo, Junior Ferreira e Victor Angeleas e dos Djs do Coletivo Criolina.

A programação completa você confere aqui.

VIRADA DO CERRADO

A Virada do Cerrado é um grande programa colaborativo de mobilização e educação ambiental que promove atividades socioambientais, educativas, esportivas e culturais. Integra o poder público, organizações da sociedade civil e setor privado em um grande movimento pela sustentabilidade socioambiental do Distrito Federal.

Veja mais em: https://www.facebook.com/events/1623542674557203/
PROJETO ÁGUAS DO CERRADO

O Projeto Águas do Cerrado envolve ações de recuperação de áreas degradadas associadas a cursos d`água e à promoção do uso sustentável dos recursos hídricos em escolas públicas e comunidades, com a sensibilização de 6 mil alunos e a implementação, replicação e difusão de tecnologias sociais de permacultura.
SERVIÇO
Espaço Águas do Cerrado na Virada do Cerrado
Quando? 12 e 13 de setembro
Onde? Complexo Cultural Funarte
Quanto? Entrada franca

Projeto Águas do Cerrado
Ipoema – Instituto de Permacultura