cj-e-david-holgren-3

CJ e Eduardo, fundadores do IPOEMA, em visita do co-fundador do conceito de Permacultura David Holmgren à Asa Branca

Por Cláudio CJ

Hoje em dia, uma “googada” em “permacultura” te traz um monte de sites com textos e vídeos explicando o que é esse “troço”. Eu mesmo já a descrevi por diversas vezes e em diversas formas, desde minha dissertação de mestrado a oficinas com crianças, explicar a permacultura é algo que sempre tenho que fazer quando me perguntam com o que eu trabalho.

Quem já me ouviu em aula ou palestra pode ter escutado a definição pelo seu viés mais amplo, quando gosto de dizer que a permacultura é uma filosofia de vida. Por outra, quem participa de uma aula do curso de design em permacultura vai me ouvir, ou a outro professor ou professora, uma definição mais objetiva desta enquanto uma metodologia para o planejamento de ocupações humanas sustentáveis!

cj-e-bill

CJ com Bill Mollison no IPEC – Pirenópolis

Já havia lido, lá no início de meus estudos há cerca de 20 anos, uma entrevista do australiano Bill Mollison um dos dois criadores do conceito, na qual ele respondia a pergunta “o que é permacultura?” dizendo que isso depende de quem pergunta, quem responde e onde estão durante esta conversa! Sim, a explicação do que é permacultura pode ser precedida do irritante “depende”…

Mas, se, por aqui, nåo vou poder ficar com a pureza da resposta das crianças, vou buscar essa pureza dos poetas. Foi numa feira do livro aqui em Brasília, na qual o Instituto de Permacultura, IPOEMA havia montado um stand a convite da produção da feira, para enriquecer a mesma com a temática ambiental e da sustentabilidade, com nossos banners, folders e folhetos, que de repente pára na frente de nosso banner, no qual lia-se algo do tipo “trabalhando para a sustentabilidade” ninguém menos que o poeta amazonense Thiago de Mello. Eis então que ele fala a mim e mais dois ou três companheiros do IPOEMA:

“Por que não apenas: “vida em harmonia com a natureza”? é mais simples!” E assim o poeta da natureza e dos direitos humanos traduziu sustentabilidade para a linguagem do simples.

Esta história foi apenas para contar que, por mais complexos que sejam os problemas os quais a permacultura pretende enfrentar, mais simples são as soluções e a visão de mundo que ela propõe.

Para coroar este entendimento sobre o que é permacultura, como algo que reside na simplicidade de comportamento e estilo de vida, nada melhor do que os dois mestres de tod@ permacultor (a), os criadores da permacultura, que compilaram esta re-interpretação da presença humana no planeta, falarem, em viva voz, sua visão.

Neste vídeo de 4 minutos, ouvir o Bill Mollison descrever “permacultura” praticamente igual a como o poeta Thiago de Mello descreveu “sustentabilidade” me foi algo muito inspirador. Ele fecha o vídeo assim: Permacultura é… (não vou dar spoiler, né?)

 

Conheça melhor a permacultura fazendo o download gratuito do nosso E-book de Introdução à Permacultura

WordPress Image Lightbox